História

Até  1965, o RU funcionou na Rua Álvaro Carvalho a C.U. – Cantina Universitária,   administrada pelo DCE – Diretório Central dos Estudantes. A partir desta data, a Universidade Federal de Santa Catarina, implementou esses serviços nas modestas instalações da Escola Técnica Federal de Santa Catarina, situada na Avenida Mauro    Ramos, conhecida também na época como Escola Industrial, hoje atual CFET, sendo o seu primeiro Diretor o Servidor VILMAR BAYESTORFF, e primeiros porteiros os Servidores Valmor Dílson de Moraes, tradicionalmente conhecido como Mozinho e João Correa de Souza Junior, conhecido por Correa. Em 17 de setembro do mesmo ano, foi servida primeira refeição (JANTA) ao estudante GILDO MEDEIROS, do Curso de Filosofia.

Das modestas instalações do Restaurante da Escola Técnica Federal de Santa Catarina as atuais, um grande passo foi dado. Ao longo desses 43 anos de contínuo funcionamento, foram preparadas e servidas milhões de refeições; a massa de alimentos manipulada se conta em milhares de toneladas. Se o volume de serviços foi grande, menor não foi o esforço e a dedicação dos que aqui trabalham. A constante preocupação de bem servir a comunidade universitária, tem levado o RU à continuada evolução e melhoramentos; no que diz respeito a materiais e aquisição de modernos equipamentos que vieram permitir maior agilização no preparo e distribuição das refeições.

A equipe de pessoal passa periodicamente por treinamentos específicos as suas áreas de atuação, incluindo Relações Humanas e Higiene no Trabalho, aprimorando cada vez mais a qualificação profissional. Durante esses quarenta e três anos estivemos sempre de portas abertas aos usuários, notadamente aos estudantes, e têm sido as sugestões, críticas e fiscalização fatores importantes para o aperfeiçoamento na prestação dos nossos serviços. É claro que o preparo de refeições para milhares de pessoas, com hábitos e costumes diferenciados entre si, não é uma tarefa fácil.

É pertinente registrar as principais datas que marcaram a existência do RU, durante esses anos de atividades:

•      Setembro 1965 – Instalação e início das atividades do RU, nas dependências da Escola Técnica Federal de Santa Catarina, sob a supervisão da extinta Divisão de Assistência ao Estudante.
  •      Março 1968 – Implantação do sistema de controle mecanizado de materiais, um dos primeiros a ser levado a efeito na  Universidade.
  •      Março 1970 – O RU passa à categoria de Órgão Suplementar e é Inauguração da cozinha central do refeitório “A”, no campus universitário.
  •      Maio 1970 – Implantação do sistema de repetição (repeteco) (total fornecido 2.879.464) até setembro de 1983.
  •      Agosto 1981 – Implantação da usina de carnes, com o apoio e orientação do Departamento de Ciências e Tecnologia de Alimentos; a partir desta data,o RU passou a produzir para consumo próprio uma completa linha de embutidos.
  •      Março 1982 – Produção de material de limpeza, com o apoio de Departamento de Ciências Farmacêuticas.
  •      Agosto 1982 – Implantação do Serviço de Controle de Qualidade da matéria prima e produtos acabados, com o apoio do Departamento de Ciências e Tecnologia de Alimentos.
  •      Agosto 1982 – Implantação do Controle de Estoque informatizado, com apoio do NPD – Núcleo de Processamentos de Dados da UFSC.
  •      Maio 1983 – Iniciado os estudos para viabilizar a produção de embutidos, por encomenda da ASUFSC, para venda aos seus associados.